Empresa Produtos Assistência Técnica Seu Negócio Tecnologia Fale Conosco
                   
                       OK


VENDAS
(18) 3652-1260
Rua Itápolis, 140
CEP 16305-144
Penápolis - SP

Os desafios de financiar a pecuária brasileira

Celso Affonso Filho (*)

Artigo publicado na Revista JC Maschietto no 08, setembro/2010

O aumento da demanda por carne bovina, um dos itens mais importantes da dieta alimentar da população, cresce ano a ano no Brasil e no mundo. Se é verdade que isso é uma oportunidade para todos os envolvidos na cadeia produtiva, também é fato que traz consigo um desafio: produzir cada vez mais animais, num prazo mais curto. Hoje, o Brasil abate o equivalente a R$ 44 bi por ano em boi, o que representa cerca de 40 milhões de cabeças abatidas/ano.

Para enfrentar essa necessidade, produtores de todo o País têm buscado maneiras de aumentar a produtividade de suas fazendas, por meio do investimento em aumento do rebanho e também em novas tecnologias de manejo, fertilidade do solo, entre outros. Ainda há, espalhados pelo País, muitos confinamentos operando aquém de suas capacidades, onerando o pecuarista e deixando de movimentar o setor.

Contudo, o Brasil ainda oferece alguns entraves para reverter esse quadro. O principal deles é a carência de linhas de crédito. A pecuária constitui-se no segmento do agronegócio que menos financiamentos recebe do sistema financeiro atualmente, o que cria dificuldades na modernização da cadeia. Para obter o dinheiro subsidiado, há de se atravessar muitas barreiras burocráticas, inviabilizando o negócio em muitas ocasiões. Além disso, o limite ofertado ainda é insuficiente.

Outra dificuldade que vem sendo superada é a mudança na cultura do criador. Antes, utilizava-se apenas do capital próprio para a compra de gado e de seu custeio, e tinha-se receio em tomar dinheiro no mercado. Mas hoje, com a profissionalização do setor e seu empreendedorismo, já se começa a enxergar de forma diferente as oportunidades disponíveis no mercado.

A principal maneira de se captar dinheiro no mercado é por meio da CPR (Cédula de Produto Rural). Trata-se, simplesmente, de um adiantamento concedido em cima do valor de abate dos animais. Esse capital é importante para o custeio de aquisição de animais, dieta para confinamento, insumos e suplementação.
O Mercado Futuro também é uma opção interessante e que tem se tornado popular no setor. Com ela, o produtor consegue fixar quanto irá receber pelo seu boi meses antes do abatimento. Assim, pode programar os seus custos de produção e a captação de dinheiro no mercado com garantias de recebimento, sem o risco de surpresas.

Essa oferta de capital, aliada a um atendimento personalizado e a facilidade em suas negociações, permitem aumentar a produtividade da empresa rural. Além de fomentar a cadeia, dá acesso ao que há de mais moderno em gestão da pecuária, adequadas a cada negócio e procurando rentabilizar todas as etapas do processo de forma sustentável.

Esta é inclusive uma das responsabilidades dos financiadores da pecuária nacional. Cuidar que o capital emprestado seja utilizado, sempre, respeitando questões sócio-ambientais. Peço licença para utilizar o Banco JBS como exemplo. Aqui, exigimos que o cliente seja plenamente sustentável. Por esse motivo, são adotadas medidas que restringem a oferta de crédito a pecuaristas que não atendam ao manual de boas práticas desenvolvido pelo grupo. Para se obter empréstimo, o produtor não pode ter nenhuma restrição ao seu trabalho, como denúncias de trabalho escravo ou infantil, desmatamento, maus tratos com os animais, problemas com a vigilância sanitária, entre outros.

(*) Celso Affonso Filho – celsofilho@bancojbs.com.br
Gerente Comercial do Banco JBS - www.bancojbs.com.br

Sobre o Banco JBS

O Banco JBS tem como propósito estimular o desenvolvimento da pecuária nacional. Fundado em julho de 2008, o Banco vem promovendo a modernização e a inovação na cadeia produtiva, mobilizando equipes especializadas para conhecer cada cliente e seus negócios. Além de disponibilizar um portfólio de produtos e serviços direcionados a pecuária, destacam-se o atendimento personalizado e a facilidade em suas negociações, indispensáveis para criar relacionamentos sólidos e duradouros com o cliente.



Lançamentos






Parceira




by hmc